Tomografia Computadorizada por Feixe Cônico (TCFC)

 
 

O que é a TCFC?

É um exame realizado a partir de raios X em feixes de formato cônico. Diferente da tomografia médica (multi-slice), o paciente fica sentado e o aparelho faz a aquisição em apenas uma rotação de 360º ao redor do paciente.
 

Quanto tempo demora o exame?

O exame demora aproximadamente 1 minuto, porém não há exposição aos raios X durante todo o tempo.
 

Vou ser exposto a mais radiação?

A quantidade de exposição média é de 68 microsieverts (uSv). Isso equivale à soma de radiação de uma radiografia panorâmica, uma telerradiografia e um levantamento periapical.
 
 

O custo é mais alto?

Sim. Atualmente há uma diferença de preço entre a documentação tradicional e a digital, devido a pouca quantidade de tomógrafos disponíveis na cidade. Porém, este preço está tendendo a se igualar devido à progressiva popularização da tomografia que está ocorrendo. Apesar disso, acreditamos que a diferença de preço (que não é tanta) compensa e muito devido à qualidade de diagnóstico que se tem com a tomografia.
 

Aonde posso fazer esse exame?

Em Curitiba, ainda poucas clínicas de radiologia odontológica possuem o tomógrafo de feixe cônico. As opções e as localizações serão repassadas durante a consulta.
 

A TCFC é realmente superior a documentação convencional?

Vários trabalhos na literatura têm mostrado a acurácia e precisão superiores da tomografia em relação às radiografias convencionais, principalmente no que diz respeito aos traçados cefalométricos. As mensurações 3-D e 2-D têm mostrado taxas de erro muito baixas, o que não ocorre nas radiografias convencionais pois apresentam altas taxas de distorção. Seguem alguns estudos que comprovam essa superioridade para mensurações: Lascala, 2003; Kobayashi et al, 2004; Lopes et al, 2007; Stratemann et al, 2008; Moshiri et al, 2007; Periago et al, 2008; Hilgers et al, 2005; Honey et al, 2007; Ludlow et al, 2007; Mischkowski, 2007; Suomalainen, 2008; Pinsky, 2006; Adams et al, 2004; Schulze et al, 2000. Se desejar a referência completa e ler os artigos, por favor nos encaminhe um email que lhe enviaremos.
 
 

Resumindo, quais são as vantagens da TCFC?

Um diagnóstico muito mais rico em detalhes e um plano de tratamento muito mais preciso, com praticamente a mesma quantidade de radiação de uma documentação tradicional. As radiografias geradas pela tomografia não apresentam distorções (1:1) e são digitais, o que facilita muito a comunicação inter-profissional. Permite ainda uma avaliação 3-D, com a realização de previsões de tratamento (ortodônticos, cirúrgicos ou combinados) e crescimento com algoritmos precisos, comprovados por anos de estudo.
 
 

E as desvantagens?

Atualmente o preço.

 

Qualquer profissional poderá se beneficiar da TCFC, se eu optar por fazê-la?

Não. Queremos deixar bem claro que para poder utilizar esses recursos, o ortodontista deve possuir o software para tal. Diferença entres os feixes da tomografia multislice (médica) e tomografia de feixe cônico. Em A o tomógrafo de feixe cônico (i-Cat) e em B o tomógrafo médico.