Board

 

 

 

Board Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia facial (BBO)

Criamos esta sessão no intuito de divulgar essa entidade que vem crescendo no Brasil e incentivar os ortodontistas a aplicar para o exame. Isso porque acreditamos que só uma instituição do porte do BBO, que já existe nos EUA a mais de 100 anos e é muito respeitada no mundo inteiro, seria capaz de regularizar a situação da Ortodontia e Ortopedia Facial no país.
 
A especialidade se encontra numa situação crítica, aonde a falta de ética e seriedade na profissão reina entre boa parte dos profissionais da área. Isto se deve principalmente a grande quantidade de cursos de especialização espalhados pelo país sem o menos controle por parte das autoridades. Se compararmos com o Canadá, por exemplo, existem somente 4 cursos de especialização em ortodontia, enquanto no Brasil já ultrapassamos os 400 (pode parecer piada, mas não é). Além disso, a carga horária dos cursos brasileiros, salvo algumas exceções, é infinitamente menor que os cursos americanos ou canadenses. Então, fica fácil de perceber os profissionais que estamos formando.
 
Como não cabe a nós profissionais julgar os cursos, a solução foi criar uma instituição capaz de avaliar a capacidade, conhecimento e caráter dos profissionais. É um exame que demanda muito tempo e esforço para conseguir ser aprovado, mas ao mesmo tempo é de grande valia e aprendizado, pois o ortodontista faz uma auto-avaliação dos conhecimentos que adquiriu ao longo do tempo.
 
 O projeto do BBO já existia há algum tempo, porém foi oficialmente fundado em setembro de 2002. De lá para cá vem angariando cada vez mais profissionais sérios, que se submetem a avaliação. Em um futuro breve, acreditamos que o título de diplomado pelo BBO será imprescindível para aquele que almejar sucesso e reconhecimento profissional. Portanto, reiteramos o convite para acessar o site oficial (link abaixo) e informar-se mais sobre a instituição e como proceder para realização do exame.